O sucesso das redes sociais tem levado as empresas de internet a investir em ferramentas de relacionamento online com foco em nichos de mercado específicos. O Ology é uma delas. Trata-se de rede social segmentada cujo público-alvo são os médicos de todas as especialidades. O objetivo é auxiliar os profissionais oferecendo recursos como a emissão de prescrição médica eletrônica, videoconferências e o e-Diagnosis, ambiente online de colaboração que possibilita a troca de informações que ajudem nos diagnósticos.
São duas opções de contas: a padrão, gratuita, e a Premium, que segundo os desenvolvedores permitirá aos médicos aprofundar conhecimentos e habilidades através de atualização científica, discussão de casos e opções de tratamentos com especialistas, além de consultar a opinião ou pedir ajuda em diagnósticos mais complexos.
O projeto passou por três anos de desenvolvimento e foi idealizado pela especialista em marketing Giovana Pieck e pelo cofundador de uma agência de internet na Holanda, Marc Schipperheyn. “O uso de redes sociais exclusivas para médicos já é uma realidade nos EUA, na Europa e Ásia”, explica Pieck. “São milhões de médicos conectados, colaborando entre si e fazendo uso de redes sociais exclusivas como instrumento de trabalho e como forma de alavancar o conhecimento.”
Recursos
Segundo os idealizadores, o Ology foi inspirado em duas das mais populares redes sociais – Facebook e LinkedIn – com adaptações feitas para atender às necessidades do público-alvo. Além das facilidades de troca de experiências, o ferramenta promete a possibilidade de emitir receitas médicas eletrônicas por meio de uma parceria com a Sollis, empresa criadora do programa Euprescrevo, que objetiva diminuir o problema da prescrição médica ilegível e falsificação de receita.
Recursos de videoconferência também estarão disponíveis aos membros Premium, com promessa de configuração e conexão rápida com outros usuários da rede, além de criar reuniões virtuais e gravar webinars.
Já o e-Diagnosis, ambiente online de colaboração para temas médicos, pretende facilitar a troca de ideias, opiniões e conhecimentos sobre um diagnóstico complexo. A ferramenta permitirá a postagem de fotos, vídeos e laudos para que os profissionais possam sugerir opções de tratamento.